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29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

29/08/2018
<p style="margin: 6pt 0cm; line-height: 120%;"><strong></strong></p> <strong> <p><span style="font-size: 14px;">Por que parar de fumar?</span></p> </strong> <p><strong></strong></p> <p style="margin: 6pt 0cm; line-height: 120%;"><span style="font-size: 12px;">Sim, &eacute; dif&iacute;cil para de fumar. A qu&iacute;mica presente no cigarro, principalmente a nicotina, causa depend&ecirc;ncia, e os sintomas da abstin&ecirc;ncia faz com que muitos desistam da meta de largar o cigarro.&nbsp;<br /> Mas sim, &eacute; poss&iacute;vel parar de fumar, tanto que as pesquisas v&ecirc;m registrando redu&ccedil;&atilde;o de n&uacute;meros relacionados ao tabagismo. Embora ainda existam cerca de 20 milh&otilde;es de fumantes no Brasil, o Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de aponta que, entre 2006 e 2017, houve queda de 36% do total de pessoas com h&aacute;bito de fumar.&nbsp;<br /> A Organiza&ccedil;&atilde;o Mundial da Sa&uacute;de (OMS) aponta 6 milh&otilde;es de mortes ao ano relacionadas &agrave; depend&ecirc;ncia do cigarro. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do C&acirc;ncer (Inca), s&atilde;o 200 mil mortes.&nbsp;<br /> O tabagismo, ali&aacute;s, agrava ou provoca v&aacute;rios tipos de doen&ccedil;a (AVC, gangrena, diabetes, hipertens&atilde;o arterial, trombose, entre outras), em especial ao c&acirc;ncer, sendo respons&aacute;vel por cerca de 30% das mortes provocadas pela doen&ccedil;a. Especificamente com o c&acirc;ncer de pulm&atilde;o, o cigarro faz parte do hist&oacute;rico de 90% dos pacientes, e anualmente, 28 mil novos casos s&atilde;o registrados.&nbsp;<br /> <br /> <span style="font-size: 14px;"><strong>Suporte&nbsp;</strong></span><br /> <br /> A Organiza&ccedil;&atilde;o Mundial da Sa&uacute;de (OMS) reconhece o tabagismo como epidemia. Por isso, existem cada vez mais recursos para quem decide abandonar o v&iacute;cio, de aplicativos de celular que mostram a economia de sa&uacute;de e de dinheiro quando decide-se parar de fumar, a programas de sa&uacute;de direcionados a fumantes.&nbsp;<br /> Se voc&ecirc; &eacute; fumante e precisa de um empurr&atilde;o para vencer a depend&ecirc;ncia do cigarro, veja todos os benef&iacute;cios que seu organismo receber&aacute;, segundo a <em>American Cancer Society:&nbsp;</em><br /> <br /> <strong><span style="text-decoration: underline; font-size: 13px;">Como seu organismo reage quando voc&ecirc; para de fumar</span></strong><br /> <strong><br /> - Ap&oacute;s 20 minutos:</strong> a press&atilde;o arterial e os batimentos card&iacute;acos voltam ao normal, e a temperatura dos p&eacute;s e m&atilde;os se eleva.&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 2 horas: </strong>n&atilde;o h&aacute; mais nicotina circulando no sangue&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 8 horas:</strong> diminui a quantidade de mon&oacute;xido de carbono e a oxigena&ccedil;&atilde;o do sangue volta ao normal<br /> <strong><br /> - Ap&oacute;s 12 a 24 horas: </strong>a fun&ccedil;&atilde;o pulmonar melhora, com redu&ccedil;&atilde;o dos riscos de um ataque card&iacute;aco&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 2 dias:</strong> h&aacute; melhora do olfato e do paladar&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 2 a 3 semanas:</strong> os br&ocirc;nquios come&ccedil;am a funcionar melhor e a limpar os res&iacute;duos deixados pelo fumo nas vias respirat&oacute;rias&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 2 meses:</strong> h&aacute; melhora de condicionamento f&iacute;sico, respira&ccedil;&atilde;o e circula&ccedil;&atilde;o sangu&iacute;nea<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 6 meses:</strong> redu&ccedil;&atilde;o de tosse, congest&atilde;o nasal, cansa&ccedil;o, falta de ar e risco de infec&ccedil;&otilde;es respirat&oacute;rias&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 1 ano:</strong> os riscos de infarto do mioc&aacute;rdio e a morte por ataque card&iacute;aco diminuem pela metade<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 5 anos:</strong> redu&ccedil;&atilde;o pela metade do risco de desenvolver c&acirc;ncer de pulm&atilde;o, boca, garganta e es&ocirc;fago. Risco de AVC passa a ser equivalente a de uma pessoa que n&atilde;o fumou&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 10 anos:</strong> risco de desenvolver c&acirc;ncer de pulm&atilde;o semelhante a de quem n&atilde;o fumou&nbsp;<br /> <br /> <strong>- Ap&oacute;s 15 anos:</strong> risco de infarto semelhante a de quem nunca fumou</span></p> <p style="margin: 6pt 0cm; line-height: 120%;"><o:p></o:p><span style="font-size: 12px;"><o:p></o:p></span><span style="font-size: 12px;"></span></p>

ATIVIDADE FÍSICA: EM QUE IDADE E COMO COMEÇAR

24/08/2018
<p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, sans-serif;"><br /> </span></p> <div style="text-align: justify;">A partir dos sete anos de idade, a crian&ccedil;a deve ser estimulada a correr, subir, descer, se exercitar, mas n&atilde;o &eacute; indicado foco em apenas um tipo de atividade, pois poder&aacute; privar o desenvolvimento de certos grupos musculares.</div> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; line-height: 150%; text-align: justify;"> </p> <div style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, sans-serif;">A atividade f&iacute;sica &eacute; indicada em qualquer idade, mas antes de inici&aacute;-la, alguns cuidados s&atilde;o essenciais:</span></div> <span style="font-family: arial, sans-serif;"> <div style="text-align: justify;"><br /> </div> </span> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>1.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>&nbsp;</strong>Procure um m&eacute;dico cardiologista para fazer os exames necess&aacute;rios e certificar-se de que est&aacute; tudo bem. &Eacute; a partir dessa avalia&ccedil;&atilde;o que a pessoa fica liberada ou n&atilde;o para as pr&aacute;ticas esportivas.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>2.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>&nbsp;</strong>Se liberado pelo m&eacute;dico, procure um profissional de educa&ccedil;&atilde;o f&iacute;sica ou <em>personal trainer</em> para desenvolver um programa indicado a caracter&iacute;sticas e necessidades pormenorizadas.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>3.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;">&nbsp;&Eacute; importante optar por atividades que combinem com suas necessidades f&iacute;sicas, como poss&iacute;veis problemas musculares e de postura, estilo de vida e rotina &ndash; se trabalha em p&eacute; ou sentado, se tem algum <em>hobby</em>, se &eacute; uma pessoa estressada.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>4.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>&nbsp;</strong>Mesmo com autoriza&ccedil;&atilde;o m&eacute;dica, devem ser feitos testes para avalia&ccedil;&atilde;o do condicionamento f&iacute;sico na parte cardiovascular, neuromuscular, flexibilidade, bem como os tipos de pisadas &ndash; pronada, supinada ou neutra.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>5.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>&nbsp;</strong>N&atilde;o tente for&ccedil;ar a realiza&ccedil;&atilde;o de determinadas atividades. Muitas vezes, o aluno acredita que ele precisa se adequar aos exerc&iacute;cios e equipamentos da academia, mas &eacute; exatamente o contr&aacute;rio. &Eacute; preciso adequar os exerc&iacute;cios e equipamentos &agrave;s necessidades de cada um, respeitando limites de amplitudes de movimento em cada articula&ccedil;&atilde;o, para que a atividade f&iacute;sica seja prazerosa e traga resultados, n&atilde;o danos.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>7.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;">&nbsp;&Eacute; sempre melhor come&ccedil;ar os exerc&iacute;cios de forma gradativa. O ideal para quem est&aacute; iniciando a pr&aacute;tica &eacute; dedicar-se tr&ecirc;s vezes por semana, durante 30 minutos. Os exerc&iacute;cios aer&oacute;bicos, a princ&iacute;pio, s&atilde;o mais ben&eacute;ficos. Respeitar o per&iacute;odo de adapta&ccedil;&atilde;o neural e o pr&oacute;prio limite &eacute; fundamental para futuramente ter um melhor resultado e atingir o objetivo proposto, com sa&uacute;de e seguran&ccedil;a.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>8.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>&nbsp;</strong>O come&ccedil;o das atividades pode ter como objetivo a corre&ccedil;&atilde;o de pequenos problemas de postura, alongamento e flexibilidade. Corrigindo isso, &eacute; poss&iacute;vel iniciar um trabalho mais voltado &agrave; conquista do objetivo de cada aluno.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>9.</strong></span><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;">&nbsp;Independentemente do objetivo, uma alimenta&ccedil;&atilde;o balanceada &eacute; imprescind&iacute;vel para alcan&ccedil;ar os objetivos.</span></p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;"><strong>10. </strong><em>&ldquo;Deixe que a alimenta&ccedil;&atilde;o seja o seu rem&eacute;dio e o seu rem&eacute;dio a sua alimenta&ccedil;&atilde;o&rdquo;</em><strong> </strong>(HIP&Oacute;CRATES)</span> </p> <p style="line-height: 150%; vertical-align: baseline; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #33332f;">&nbsp;</span></p> <em> <div style="text-align: justify;"><em><span style="line-height: 107%; color: #33332f;">Luiz Carlos Pereira, educador f&iacute;sico do Hospital e Maternidade Christ&oacute;v&atilde;o da Gama</span></em></div> </em>

15 DE AGOSTO - DIA DO CIRURGIÃO VASCULAR

15/08/2018
<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><em>O Dr. Eduardo Ramacciotti, cirurgi&atilde;o vascular do HMCG, faz considera&ccedil;&otilde;es importantes sobre a especialidade.<br /> Leia aqui:&nbsp;</em><br /> <br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">''As condi&ccedil;&otilde;es vasculares afetam as veias e as art&eacute;rias do corpo, que conduzem o oxig&ecirc;nio para todas as c&eacute;lulas vivas. </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Imagine suas veias e art&eacute;rias como vias expressas ou rios. Quando h&aacute; engarrafamentos ou constru&ccedil;&atilde;o de estradas ou ainda quando as barragens cedem, os problemas acontecem. </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Na maioria dos casos, as condi&ccedil;&otilde;es vasculares s&atilde;o altamente trat&aacute;veis, e muitas vezes sem a necessidade de cirurgia. </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">&Eacute; importante a avalia&ccedil;&atilde;o de um cirurgi&atilde;o vascular, mesmo quando a cirurgia n&atilde;o &eacute; necess&aacute;ria. Os cirurgi&otilde;es vasculares s&atilde;o especializados em tratamentos para todo tipo de problema vascular (exceto aqueles do cora&ccedil;&atilde;o, tratados por cirurgi&otilde;es cardiovasculares, e do c&eacute;rebro, tratados por neurocirurgi&otilde;es). </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Uma condi&ccedil;&atilde;o comum, como a aterosclerose, pode aparecer nas pernas, por exemplo, mas afeta todo o corpo. </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Cirurgi&otilde;es vasculares tamb&eacute;m orientam seus pacientes sobre como exerc&iacute;cio, dieta e medica&ccedil;&atilde;o podem ser o primeiro passo para recuperar sua sa&uacute;de. </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">E quando a cirurgia &eacute; necess&aacute;ria, esses especialistas s&atilde;o treinados em todos os tipos de interven&ccedil;&otilde;es, n&atilde;o apenas em um ou dois. </span></p> <span style="font-size: 14px;"> <div style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial;"><strong><em>Celebramos com muita alegria o dia do cirurgi&atilde;o vascular.''</em></strong></span></div> </span>
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