Voltar para home

O HMCG

Em 1954, na cidade de Santo André, nascia pelos ideais do Dr. Celso Caçapava o que um dia se tornaria o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, referência em qualidade e saúde até os dias de hoje. Conheça a história dessa grande realização!

No dia 30 de Setembro de 1954, o Dr. Celso Caçapava da Gama inaugurava a Casa de Saúde e Maternidade São Christóvão S. Ltda. O nome do hospital foi uma homenagem ao Dr. Christóvão da Gama, um dos primeiros médicos a clinicar em Santo André, pai do Dr. Celso.

Em 1951, a cidade de Santo André contava com apenas 3 hospitais (a Beneficência Portuguesa, a Santa Casa de Misericórdia, hoje Hospital Municipal, e o Hospital Santo André). Os três hospitais eram dirigidos pelos médicos proprietários e qualquer participação de outros médicos era muito restrita.

Movido pela vontade de colocar em prática seus ideais, o Dr. Celso Caçapava da Gama começa a estruturar o sonho de ter um lugar próprio para trabalhar. Foi na Avenida Dr. Erasmo que esse sonho começaria a nascer. A Casa de Saúde do Dr. Celso começava ali, com quarenta leitos. Trabalhavam lá três enfermeiras, além de atendentes, e os exames laboratoriais e Raio-X ainda eram encaminhados para São Paulo. Logo, a Casa de Saúde foi crescendo e as primeiras especialidades acrescentadas a ela foram a Clínica Geral, a Cardiologia e a Pediatria.

No dia 24 de fevereiro de 1960, era inaugurado o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, em um evento em Santo André que contou com a presença de amigos, clientes, profissionais da área, do Bispo de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira e personalidades políticas locais e de São Paulo, como do então prefeito Faria Lima e altos dirigentes da Caixa Econômica Estadual, financiadora da expansão.

Em 18 de março de 1969, deu-se o início da construção da segunda parte do prédio, projeto de João Batista Vilanova Artigas, na época um dos principais arquitetos de São Paulo. A partir dessa data, o Hospital foi cotizado inicialmente com trinta acionistas, evoluindo para o número atual.

A tradição de mais de 50 anos aliada ao constante crescimento, tornou o HMCG referência na região do ABC. Sempre atualizado com os avanços da medicina, o Hospital participa, desde 1996, do Programa CQH- Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina recebendo o Selo de Conformidade em inúmeras vezes, junto com outros programas como o PNCQ- Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), que atestam seu compromisso com a excelência no atendimento prestado.