Voltar para home

CENTRO DE ESTUDOS DO HOSPITAL E MATERNIDADE DR CHRISTÓVÃO DA GAMA LIDERA PESQUISA NO BRASIL DE MEDICAMENTO PARA DIABETES TIPO 2

Data: 30/05/2017
Mídia: Release

Coordenador da endocrinologia comandará os estudos no país para droga aplicada em crianças 


Maio 2017
– Pela primeira vez o Hospital e Maternidade Dr Christóvão da Gama (HMCG), em Santo André, será o Centro Coordenador no Brasil de pesquisa mundial de eficácia e segurança de medicamento. Com o comando do endocrinologista e presidente da Associação de Diabetes do ABC, Márcio Krakauer, o Centro de Pesquisa Clínica do hospital coordenará no país o estudo sobre o uso do medicamento Exenatida no tratamento do diabetes Tipo 2 em crianças. O remédio já é utilizado em adultos com o mesmo perfil da doença e é produzido por uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, com filial no Brasil, o AstraZeneca,

“Há cerca de 10 anos o Brasil ampliou sua presença no cenário mundial das pesquisas clínicas, tanto qualitativas como quantitativas. Ficamos muito honrados de sermos escolhidos por um laboratório renomado mundialmente, para liderarmos os estudos de eficácia e segurança de medicamento em nível nacional”, comenta Krakauer.

O trabalho terá início durante viagem que acontece este mês para Dubai, nos Emirados Árabes, onde pesquisadores líderes de várias partes do mundo receberão as orientações que nortearão os estudos da Exenatida aplicada em crianças. No retorno ao Brasil, o médico iniciará a primeira etapa dos estudos no país que inclui a seleção de cerca de 30 pacientes voluntários. A pesquisa completa está prevista entre 12 e 24 meses e com resultado geral positivo, o laboratório pedirá liberação dos órgãos reguladores para emissão de nova bula para comercialização.

“Ainda não temos índices específicos, mas o diabetes tipo 2 tem avançado de forma preocupante no Brasil, haja vista o avanço de crianças obesas por consequência do estilo de vida sedentário. Daí a importância de se testar em crianças um medicamento que já foi bem sucedido com adultos. Se os estudos comprovarem a mesma eficácia, ganha-se tempo com a terapêutica para este outro público”, avalia Krakauer, coordenador para o Brasil dos testes do Exenatida.

Para mais informações sobre o estudo entrar em contato, exclusivamente, com o Centro de Pesquisa Clínica do HMCG pelo tel.: (011) 4468.8183.