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Férias e bons hábitos alimentares combinam sim

Data: 07/01/2019
Mídia: Release

Por Luciana Milani Ribeiro, nutricionista do HMCG e especialista em Nutrição Clínica

O fim do ano se aproxima, e para muitas pessoas é chegada a hora de descansar e repor as energias para enfrentar o próximo ano.

No mês de dezembro já começamos a colocar o pé no freio e desacelerar o ritmo. É chegada a hora das tradicionais festas de Natal, dos amigos secretos e confraternizações. E para quem vai viajar nesta época do ano, seja para a praia, o interior ou até mesmo para fora do país, será que é possível manter uma alimentação saudável durante as viagens de férias?

Com certeza sim!

Segue uma lista de dicas que poderão ajudar a curtir os dias de descanso de bem com a balança!

  • Quando estamos de férias, uma de nossas primeiras intenções é sair da rotina, mas quando se trata do cuidado com o corpo (e o peso!) não há fórmula mágica. Os “excessos” alimentares são naturais, mas não podem ser a regra, nem mesmo durante as férias. Se você exagerou em uma refeição, por exemplo, procure compensar na próxima.  Lembre-se que a viagem irá acabar, mas os “quilinhos a mais” permanecerão.

  • É muito importante não descuidar dos exercícios físicos. Se estiver viajando, procure caminhar ou andar de bicicleta, e use mais o transporte público, assim terá menos chance de se apegar ao sedentarismo e ao comodismo dos automóveis.

  • Não belisque o dia todo! Programe-se para uma “extravagância” por dia (por exemplo: sorvete, pizza ou pastelzinho). E ao sair para um passeio, leve sempre um lanchinho na bolsa (ex. frutas secas, castanhas, biscoito integral) para evitar petiscos cheios de açúcar e gordura.

  • Aproveite a culinária local: se estiver na praia, opte por peixes assados ou grelhados acompanhados por legumes ou uma bela salada. Se o seu destino for uma chácara ou fazenda, dê preferências aos bolos simples (sem coberturas ou recheio) e frutas da época que, normalmente, estão mais bonitas e saborosas.

  • Compartilhe os pratos no restaurante: aproveite para conhecer pratos típicos e diferentes, mas cuidado com o tamanho da porção. Sempre que possível divida as porções grandes, assim é possível comer menos e não exagerar.

  • Se estiver em hotéis, tenha cuidado com o excesso de opções nas refeições. Reflita: será que é preciso comer tapioca, ovo mexido, misto quente e bacon no café da manhã? Opte por frutas frescas e cereais integrais (aveia, pães integrais, granola) ao acordar e tenha mais disposição para curtir o resto do dia. Não se obrigue a comer tudo que é oferecido no regime all-inclusive. Faça escolhas inteligentes!

  • Sombra e água fresca! Durante o dia tenha sempre ao seu lado uma garrafa de água ou água de coco para se hidratar. Principalmente em regiões onde o calor predomina, é comum algumas pessoas sofrerem por desidratação. Prefira sucos naturais (de boa procedência) em vez de refrigerantes ou sucos de caixinha.

  • Não abuse no álcool. Moderação é a palavra chave para tudo, e não poderia ser diferente em relação ao álcool nas férias. Evite ingerir bebidas alcoólicas com o estômago vazio e intercale com goles de água, assim é mais fácil evitar a terrível ressaca que poderá azedar a sua viagem.

Aproveite as férias ao máximo, mas não abra mão do cuidado com a saúde. Comer bem e com boas escolhas também são estratégias fundamentais para que os dias de descanso sejam ainda melhores!